Novidades

Patchs adesivos oferecem praticidade e rapidez

Conheça os patchs adesivos que estão ganhando espaço na indústria farmacêutica

Há anos, acreditava-se que a pele era completamente impermeável, mas essa teoria mudou quando foi provado que algumas substâncias ultrapassam a derme e foi assim que, inclusive, nasceu os cosméticos e tempos depois, na década de 70, começaram a desenvolver polímeros que possibilitaram a confecção de sistemas eficazes na promoção da absorção de fármacos pela via cutânea.

Essa necessidade surgiu devido a algumas limitações presentes nos outros tipos de medicamentos. Atualmente, essa tecnologia vem evoluindo de tal maneira, que se tornou a preferência entres pacientes, devido a seus inúmeros benefícios.

Os patches adesivos, como são chamados, são aplicados diretamente na pele – Foto: Divulgação

Os patches adesivos, como são chamados, são uma preparação farmacêutica flexível, que têm como objetivo aplicação direta na pele para liberação de substâncias ativas para a circulação sistêmica após passarem pela barreira cutânea ou topicamente, de maneira mais permanente.

“Entre seus benefícios se encontram a absorção com velocidade controlada, sem interferências de fluidos gastrointestinais, não invasivo, fácil aplicação e de interrupção rápida, caso o paciente apresente reações adversas”, explica Fernanda Magalhães, gerente de P&D da A Fórmula, farmácia de manipulação.

Além disso, ele diminui as falhas terapêuticas decorrentes de medos e resistência que a pessoa possa ter, fato que acontece muitas vezes ao ser necessário fazer o uso de agulhas, antibióticos e entre outros. Ele isenta o risco de contaminação causada por terceiros, se tornando mais conveniente e prático, até mesmo para autoaplicação.

Os patches já são usados para fórmulas de anti-inflamatório, reposição hormonal para mulheres na menopausa, incontinência urinária, anestésicos, disfunção erétil, tratamentos de Alzheimer e Parkinson, hipertensão e muito mais.

“Um dos grandes motivos para serem preferência é pela sua descrição, muitas das doenças que utilizam esse tratamento podem gerar uma certa vergonha e até desconforto nos pacientes, principalmente se há necessidade de fazer a aplicação ou ingerir medicamentos a vista de outras pessoas. Com os adesivos, isso se torna mais discreto, mantendo a privacidade”, afirma a gerente.

USO
Ainda de acordo com a Fernanda, o modo de uso é bem simples, basta aplicar sobre a pele íntegra, seca e bem limpa com uma pressão das mãos até aderir completamente na pele. Assim como outros remédios, existem algumas contraindicações que devem ser informadas pelos médicos, mas sem nenhum risco grave.

Veja também

Conheça os quatro benefícios dos medicamentos manipulados

A Fórmula Farmácia de Manipulação listou os principais motivos que vão te fazer escolher essa opção De acordo com os dados da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), cerca de 100 mil médicos e dentistas prescrevem, pelo menos uma vez por ano, uma fórmula para ser elaborada numa farmácia de manipulação. Segundo o levantamento, as 7,8 mil farmácias registradas nos Conselhos Regionais de Farmácia atendem aproximadamente 60 milhões de pessoas

Leia mais »

Saiba como funciona a fitoterapia e o uso dos fitoterápicos no tratamento de doenças

De acordo com a especialista, é fundamental que o perfil e o caso clínico do paciente sejam avaliados antes de prescrever fitoterápicos O uso de fitoterápicos com finalidade profilática, curativa, paliativa ou com fins de diagnóstico passou a ser oficialmente reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1978, quando o órgão recomendou a difusão mundial dos conhecimentos necessários para o seu uso. No Brasil, de acordo com informações do

Leia mais »

Faça suas compras online

Você pode ter esse produto no conforto da sua casa